Pesquisar este blog

31 janeiro, 2013

COM A CARA DO KIDÃO


Novo técnico é a atração do Cidade Alta para a partida contra o Galera, na manhã de domingo(030213), às 10h no Vale dos Vinhedos.

-Um time veloz e ofensivo. Assim deverá ser o primeiro Cidade Alta do técnico Kidão, que estreará.
Com dois laterais que gostam de apoiar, mais dois volantes que sabem jogar, dois armadores, além de dois atacantes, a equipe deve apresentar um forte jogo ofensivo.
Na zaga, porém as baixas. Sem Rui, nem Norton, o primeiro recuperando-se de uma tendinite no joelho direito, e o segundo com dores musculares, Raquete deverá formar dupla com Miguel ou Vilésio na zaga.
- Sabemos que teremos dificuldades, por ser o início do trabalho, mas temos que começar a jogar para ver o que precisa melhorar- disse o camandante laranja.
- Não se pode tomar decisões por um único jogo. É preciso analisar as coisas boas e ruins que acontecerão- acrescentou Kidão.


REFORÇO: As contratações do CA para a temporada ainda estão longe do fim. Além das definiçoes sobre o meia atacante Peninha e o volante Balota- dois jogadores que poderão ser anunciados em breve-, a direção do clube analisa a contratação de mais um zagueiro.
Tudo porque há preocupação com as condições físicas de Rui e Norton, alé de Raquete que poderá jogar no Esportivo Master.
A formação da equipe para enfrentar o EC Galera, só será anunciada minutos antes do início do jogo, já que o técnico Kidão ainda precisa pensar em alguns detalhes.
A possibilidade é grande, mas não está confirmada. A figura tática de 4-4-2, mais tradicional e que Kidão gosta muito. 

By Benhur 

23 janeiro, 2013

Programa Esportivo com Vilsinho Tático e Pitchi 
dissertando sobre o futuro do futebol de Bento,
gaúcho, brasileiro e mundial.

22 janeiro, 2013

Faltam poucos dias!

Todos que apreciamos e acompanhamos o futebol sabemos que é dentro das quatro linhas que tudo acontece. Então, sem enrolações, vamos para dentro delas e tratemos sobre as possíveis escalações que Kidão/Cimadon podem lançar mão para o enfrentamento com a Galera:
Vamos direto ao ponto que nos interessa. Se todos estiverem presentes acredito que teremos um 4-4-2 da seguinte forma: 
Simão; Mioto(Mauri), Miguel, Vilésio e Fadiga; Toniolo, Palito, Celso e Rivelino; Beto e Joca
O 4-4-2 é o esquema mais tradicional no futebol, e parece a formação mais provável. Pode-se também supor o detestado 4-5-1: 
Simão; Vilésio, Miguel, Raquete e Fadiga; Gerson, Toniolo, Palito, Rivelino e Celso; Alfredão.. 

Se  investirem num 3-5-2, a formação ficaria da seguinte maneira: 

Simão, Vilésio, Miguel e Fadiga; Tomate, Toniolo, Rivelino, Celso e Palito; Joca e Igor. 
Faltam poucos dias para o jogo e surpresas podem surgir.
De fato, só Kidão e Cimadon devem saber a provável formação do CA contra a Galera (se é que eles sabem). E vocês que aqui colocam seus comentários tem uma idéia da possível formação da equipe?  

21 janeiro, 2013

Resumo dos últimos Comentários

1) QUANTO AO ESQUEMA DO TIME
- João do Caminhão pede uma zaga com Ita e Vilésio, Anônimo não gostou e disse "joga tu João"
- Fadiga, deixou registrado que jamais mencionou preferência por posição.
- Vilson Tático comentou
 Fadiga rende melhor na ala esquerda fechando constantemente para o meio.
 O Cafc está precisando urgentemente de um jogador de arranque e velocidade,
 O Caf tinha que ter um meio campo com a capacidade do Paulo Araujo
 Tem que arranjar dois velocistas. Obs: Um já tem, O jorge Mendonça. 
 O outro pode ser um do estilo do Cassiano, campeão pelo Tivão.
- Simpatizante do Tático diz que Peninha tem o estilo do Cassiano

2) QUANTO AO OCORRIDO NO CARRO DO MOSCONI
- Doni o Zetti levantou a questão e ficou muito brabo e exclamou: Porra, por que ninguém fala quem mijou no carro do Mosconi ?
Tocha também se indignou: Afinal...quem foi mesmo que mijou no carro do Mosconi?
LeoO cara que mijou  devia vir de público se desculpar e pronto.Que novela devido a uma mijada.
Victorum vizinho da frente  mijou numa bixiguinha e jogou no carro do Mosconi.
- Parceiro da Chitaque caro tem o mosconi pora
Juan Del Caminhon: todos sem assunto tem que falar da mijada no carro do Mosconi?
                
                    

14 janeiro, 2013

Tópicos de Benhur Raiwvinski

Com Saudades do Campo...

Empolgado e sorridente, técnico Cimadon não vê a hora de estar novamente ao lado do campo de futebol.
Cimadon está com fome de bola. A cada gesto do técnico do Cidade Alta é possível perceber que ele está feliz, Foram mais de trinta dias longe da casamata, distante do comando de um grupo de atletas e de tudo o que cerca o dia a dia de um time de futebol. E em campo juntamente com o amigo e conselheiro Kidão eles pretendem fazer um belo trabalho neste ano.
-Cimadon já disse que não é muito de conversar, que o ano é longo e muitos jogos pela frente. Ele pede para que façamos como ele: jogar com muita raça, comentou o goleiro Gaspar.
O meia Celso Freitas também comentou do jogo com o Galera no próximo dia 3.-Será um jogo muito difícil; pois é início de temporada. Toniollo exausto com a safra da uva também se referiu ao primeiro jogo do ano e está com saudades do campo. Maurinho, um dos destaques de 2012, só pensa em estar em campo dando aquelas arrancadas pela esquerda e metendo bola nas canetas dos adversários. Ita, quer melhorar seu condicionamento físico, e talvez no terceiro jogo do ano esteja em condições de jogar.
Pelo que se ouve, todos os jogadores do Ca estão ansiosos para o primeiro jogo do ano.
É a saudades do campo. Então vamos lá.

Menos é mais...
O Cidade Alta, pelo que se percebe no discurso dos seus dirigentes do futebol, vai com o que tem para o início de temporada. Novas contratações, apenas se surgir algum atleta diferenciado e que se adeque à realidade da filosofia do clube.
Em conversa no Palmeirinhas, a Comissão técnica já havia salientado que preferia que a direção laranja mantivesse os mesmos jogadores que finalizaram o ano do que fosse atrás de novos reforços. E a atitude é corretíssima. Muito melhor trabalhar em um ambiente um pouco mais enxuto e sem burburrinhos de corredores com relação a jogadores que não estejam satisfeitos.
Além disso,abundância, muitas vezes, mais atrapalha do que ajuda. Principalmente em casos como o do CA, que oferece todas as condições para o atleta desempenhar suas funções dentro e fora de campo. 

Alternativas!!!
São mais de quinze dias para Cimadon e Kidão trabalharem a cabeça e os pontos negativos antes da estréia de 2013. Pelo que se percebe, dos dois lados, o que falta ainda é um pouco mais de ousadia, de iniciativa dos ataques. Certo que os jogos contra o Combinado BraPel e Videira foram truncados, mas esta é a realidade do futebol. É preciso encontrar alternativas.
Reforço no ataque e preocupação na defesa!!!
O atacante que poderá fazer parte da equipe laranja para 2013 é um destaque do futebol de Bento Gonçalves, trata-se do meia-atacante do Bento Master, PENINHA. Houve um início de conversação entre comissão técnica e o jogador. Faltam alguns detalhes para concretizar o negócio.
A preocupação na defesa começa por um dos goleiros. Dário que defendeu o CA no ano passado, está de malas prontas para defender a equipe do Galera, aliás, ontem(13), ele jogou por esta agremiação .E mais, a recuperação do zagueiro Rui está muito lenta. Miguel, que poderia assumir a titularidade, pretende não enfrentar equipes de Bento Gonçalves. Restam Raquete e Vilésio. Pelo o que se houve nos bastidores, Norton, pensa abandonar a carreira e Fadiga prefere jogar no meio. São situações que a comissão técnica analisa e procura solucionar.


10 janeiro, 2013

MANCHETES PARA 2013 Que EM BREVE FAREI COMENTÁRIOS!?..

-Menos é Mais...
-Alternativas!!!
-Com saudades do campo...
-Vou estar 100% na estreia???
-Reforço no ataque e preocupação na defesa!!!!
-Ele comandará o time por mais um ano 


Benhur Rainwisky

08 janeiro, 2013

Análise Setorial parte 5 - Atacantes

O ataque, é sem dúvida,  a posição onde o CA está mais carente. Não pode um time atravessar uma temporada com 8 atacantes apenas. E foi o que aconteceu com o CA. Junta a lesão do Silvano, mais as convocação de Alfredo para os Masters e estávamos reduzidos a 6 e, com isto, sujeitos ao maldito 4 x 5 x 1.
Beto tem seus defeitos mas joga com garra e, bem servido, faz gols. Mas é um jogador dependente. Sem assistência não rende. Muito bom para o grupo e para um ano em que são previstos até 30 jogos.
Anderson teve um início empolgante. Depois caiu de produção. Bem explorado, pode desequilibrar uma partida com sua habilidade e velocidade.
Fu Manchu pintou bem, sumiu e voltou a pintar bem no final do ano. É jogador com potencial mas precisa aprender vários fundamentos. É muito novo e isto atrapalha hoje. Com treinos específicos para aprimoramento do passe, drible, chute e cabeçadas pode ser bastante útil para compor o elenco.
Muitos não gostam, mas Maurinho tem aprovação. Teve altos e baixos mas sempre sofreu com a falta de um parceiro mais enfiado no meio. Deve crescer se os laterais forem mais efetivos.

Ronaldo é um jogador inprevisível. Aos mais antigos lembra Volmir Massaroca. Fez muitos gols de oportunismo. 
Silvano com frequentes lesões pouco jogou no ano passado. Recuperado deve receber novas oportunidades de Cimadon. 
Jânio é outro que precisa de uma boa pré temporada. Pode revezar com Maurinho na ponta esquerda nos jogos encardidos do interior.
É esperada uma definição sobre a situação de Alfredão. Jogador agudo, fez muita falta em 2012. Seu entrosamento com Maurinho, jânio, Beto, Rivelino e Ferreto desequilibra muitos jogos. Se voltar para o CA, sem dúvida será uma grande contratação.

07 janeiro, 2013

Análise setorial parte 4 - Meio de Campo

O CA tem 5 volantes de contenção. E notem que está incluído Palito entre eles. Então, como normalmente são necessários dois, em princípio o time está muito bem servido.

Tonho teve altos e baixos em 2012, mas mais maduro deverá crescer de produção em 2013. É excelente no desarme, sabe jogar. É jogador quase completo e um dos melhores volantes do interior.
Junto com ele, Toniolo garantiu que o time tivesse uma das defesas menos vazada de Bento. Também é extraordinário no desarme e quando sai para o ataque com passadas largas quase sempre cria situações de perigo.
Palito foi um achado extraordinário. Joga muito. Não se machuca. E, de quebra, é um grande cidadão e tem espírito de vencedor. Quer ganhar sempre e por isso cobra o aprimoramento do grupo. Jogou 2012 mais a frente mas tem todas as condições de jogar mais recuado se for necessário. E ainda foi o goleador do time.
Dr. tem espírito de luta e joga sério. É importante para grupo.
Sílvio está pedindo passagem e, este sim, pode ser um grande reforço para 2013.

A meia de ligação talvez seja a posição em que o CA esteja melhor servido. Tem jogadores de grande qualidade, outros de futuro promissor.
Igor sofreu com a lesão no pubis mas agora está recuperado É a maior promessa de craque que apareceu nos últimos tempos. Fez muita falta nos jogos em que precisava furar retrancas.
Rivelino dispensa comentários. A única preocupação é o seu preparo físico. Nada que uma boa pré-temporada não resolva.
Joca chegou como uma aposta, informações dão conta que lhe faltava preparo de atleta. Sempre jogou em times de Futsal não teve a formação física adequada. Nas vezes que jogou mostrou qualidades, embora terminasse os jogos no bagaço completo. Mesmo assim foi o 3º artilheiro do time com 11 gols.
O mesmo não se pode dizer de Ferreto que sobrou em preparo físico. Rendeu melhor quando jogou mais avançado enfiado. 

Nairo cresceu muito a partir da metade do ano e, em alguns momentos, pela experiência, pela vontade de ganhar que mostra quando joga e pela bola que tem será importante para 2013.
Celso Freitas dispensa mais comentários. É a referência do time. O garçon
Caio mostrou ser um jogador habilidoso, veloz, inteligente, além de displinado.

05 janeiro, 2013

Análise Setorial parte 3 - Zagueiros

Zagueiros são os penúltimos protetores do gol. São os leões de chácara de um time de futebol. Passando por eles, sobra o goleiro, que funciona como o maitre que deixa entrar ou informa que a goleira está fechada. Leão de chácara não pode ser bonzinho e muito menos ter o coração mole. Leão de chácara tem de estar pronto para limpar a área a dedos na cara e pontapés se todo o resto falhar. Zagueiros também.

Vilésio é uma pedra bruta que precisa ser muito bem lapidada. Foi descoberto em 2012 e fez boas atuações. Tem potencial ao lado de um zagueiro experiente.

Norton fez boas partidas no primeiro semestre. Faz parte do grupo que pode receber a camisa titular. É um jogador muito respeitado pelos companheiros.

Formado na base Rui promete muito. Destemido, não teme cara feia e joga muito bem. Contra si um excesso de lesões que comprometeram sua ascensão ao time titular e pouca experiência para controlar o temperamento um pouco quente. A seu favor “a camisa” que mostra a cada entrada e os ataques que sofre dos adversários, o que é muito significativo. Pode ser titular ao lado de um xerife que o controle. Tem tudo para ser um magnífico leão de chácara.

Miguel presta
bons serviços ao CA mas nunca foi titular absoluto do time. É um jogador útil, já fez partidas memoráveis formando a zaga com Rui ou Vilésio. Pode ser aquele zagueiro xerifão, que olha com cara feia para os atacantes adversários, e mete medo.


O jogador que melhor jogou na zaga este ano foi, sem dúvida, Raquete. E ainda é goleador. Não tem, no entanto, o temperamento e a liderança necessária que se espera de um zagueiro. Pode ser titular desde que ao lado de um zagueiro que assuste o centro-avante só pelo olhar.

Da base tem o Fadiga. Joga muita bola e parece ter liderança. Deveria ser titular para ganhar experiência. É também um coringa. Joga na Zaga, lateral ou de volante. Tem muito futuro.

Conclusão

Temos bons zagueiros mas nenhum xerife pronto.

04 janeiro, 2013

Análise setorial parte 2 - Laterais

TARZAN HOJE ESTÁ DE ANIVERSÁRIO - PARABÉNS

Depois dos goleiros os laterais. Antes dos laterais o esquema tático. Alguém aí gosta do 4-5-1? E do 6-3-1?
Para o CA o velho e bom 4-4-2 é o melhor de todos. Pode haver variação para o 4-3-3 dependendo do adversário e das circunstâncias e, com alguma reserva o 3-5-2.
É lógico que o esquema deve ser aquele adequado aos jogadores que se tem, não o contrário. É também lógico que os jogadores devem mirar o jeito que o técnico quer por o time em campo.
Time bom, deve se impor e não jogar de acordo com o adversário. Pode ter um cuidado um pouco maior aqui e ali sempre que o outro time tiver um jogador diferenciado, mas jamais deve ser montado de forma diferente a cada jogo.
Então, a escolha dos jogadores depende e muito de como o treinador pretende jogar. O departamento de futebol do CA vai deixar esta besteira de 4-5-1 num canto do gramado.
Vamos aos laterais então.

"lateral não se compra. Lateral se faz em casa." dizia Oswaldo Rolla
No total são 9: Gerson, Mioto, Tomate, Ita, Dinho, Tarzan, Mauri, Bule, Pitchi Mion
Mioto foi eleito o melhor lateral em 2012, começa o ano com moral


Mauri, foi muito criticado nas últimas partidas do ano. 2012 foi um ano difícil, pois começou a jogar sem pré temporada. Cimadon confia muito em seu futebol. Já foi até capitão do time

Ita, por alguma razão que não se sabe qual desistiu de jogar. Brigaria por posição, mas tem que entrar em forma antes

Tarzan talvez não fique. O Bento está assediando e quer contar com o atleta para disputar o Master. O Passe está livre. Pelo que se observa Tarzan vale muito pela liderança de vestiário e pelo espírito brincalhão que ajuda a deixar mais alegre o ambiente. É um lateral guerreiro. Mas é também um lateral fraco no apoio. Acertou um cruzamento o ano todo pela direita. Quase teve torcicolo a cada vez que subia ao ataque pela esquerda e tinha que dar um passe.

Gerson é o que melhor apoia dos 9. É bom lateral e sempre que teve sequência de jogos atingiu um desempenho aceitável. Deve ficar.

Tomate é o lateral direito com melhor potencial. Deve ser titular no início da temporada para ver se deslancha ou não. Mostrou boa qualidade no vai e vem.

Dinho está lutando contra a balança, se vencer é uma ótima opção, tem muita técnica, pode até ser usado no meio.

Pitchi Mion, é uma incógnita. Jogava muito, mas tem um histórico de lesões que preocupa. Conseguirá jogar, e bem, em 2013?

Bule é o melhor lateral esquerdo que apareceu no CA nos últimos 4 ou 6 anos. Teve uma lesão grave. Se voltar sem sentir a lesão preenche a necessidade com folga.

Conclusão: a não ser que ocorra uma lesão grave, o time está bem servido de laterais.

03 janeiro, 2013

Análise Setorial parte 1 - Goleiros

A partir de hoje vamos fazer uma análise do grupo do CA, visando a temporada de 2013. Se é suficiente ou precisamos reforçar em alguns setores. Todos os dias vamos comentar sobre um setor. Hoje será sobre os goleiros do time:
Goleiros temos 3: Simão, Gaspar e Dario. Pensavamos que Simão era muito guri para jogar no CA. Mas ele já tem 28 anos. Temos o Gaspar bem mais experiente e o Dario que também joga de ala.
Goleiro é uma posição esquisita. Quando um jogador do nosso time ou de um jogo em que somos neutros faz gol de fora da área, aquela bomba no ângulo, aquela encobrida no goleiro um pouco adiantado, sempre dizemos que é um golaço. Quando é o goleiro do CA que toma, sempre se pensa que poderia ter defendido. Faltou esticar um pouco o braço. Ou saltou um tiquinho atrasado.

Vai ver é por isto que há restrições ao Simão. Mas ele tem crédito. Ele defende muito mais do que erra. É um bom nome.
Gaspar e Dario são bons e dão conta do recado. O que dá uma certa tranquilidade é o fato do CA ser um grande formador de goleiros. Já vem aí Fu-Manchu como promessa no gol.

O que vocês acham?

Amanhã serão comentados os laterais/alas

02 janeiro, 2013

PROJEÇÃO DENTRO E FORA DE CAMPO


Para o grupo do CA em 2013 as possibilidades de fazer um grande ano, começam aparecer. Tem muito atleta fazendo academia, caminhando, controlando-se na bebida e aparecendo na vitrine.
A competição no 8° ano do CA, é acompanhada de perto pela sua torcida e representantes do futebol que, mesmo em poucos jogos, podem mostrar muito do que sabem.
Não são apenas os jogadores que buscam uma boa performance para o ano novo. Para o treinador do CA, será a chance de mostrar que não tem empencilho para fazer uma grande temporada.
Assim como seus comandados, ele quer provar que tem potencial para ir mais longe.
-Vamos precisar de um nível alto de concentração. Para se conseguir sucesso em 2013 dependemos de muitos fatores e, em várias oportunidades, a qualidade é apenas um complemento.
É preciso entrega. O time tem que se identificar com a competição e estar totalmente focado- destaca o presidente Palito.
- Acredito que temos um time competitivo. O ano de 2012 serviu como testemunha para o próximo ano.
O objetivo é fazer mais ou no mínimo igual, ao ano que passou e possivelmente melhorar- diz o auxiliar técnico Kidão. 
Além de melhorar, o time laranja busca aumentar ainda mais a relação atletas/família/direção.
Enquanto isso, os atletas seguem em rítmo de férias. O 1° jogo está marcado somente para o mes de fevereiro/3.
Esse período é importante para todos do CA. Muito descanso.
Partidas fortes contra adversários da região são muito positivos e isto é o que espera o CA em 2013- avaliou o goleiro Simão.
A expectativa de fechar todo o grupo até meados de janeiro torna-se cada vez mais real. 
Recebemos tantas mensagens de fim de ano dos amigos que lêem este espaço, mas uma foi de muito agrado, trata-se do ex-prefeito de Cambará do Sul, Dr. João Itamar da Silva, a qual nos deixou muito satisfeito e com vontade de continuar escrevendo. Muito obrigado a todos.Feliz Ano Novo, amigos do CA. 
Benhur Raiwvinski

01 janeiro, 2013

Inaugurado aí ao lado, em "CALENDÁRIO E RESUMOS", mais um link, ANIVERSÁRIOS. E hoje o que se vê é o Gerson como primeiro aniversariante do ano. Parabéns Gerson é o que lhe deseja a família Cidade Alta.